sábado, 29 de março de 2014

Respondendo - Por que voce se corta ?

Taí uma pergunta que ninguém dever se sentir obrigado a responder. Mas é inevitável. Por que voce se corta ? Me perguntou uma pessoa por e-mail.

Importante antes de continuar lendo: Nao é pra chamar atençao.



Infelizmente ainda hoje, mesmo com todo o recurso de pesquisa que qualquer um pode ter ao alcance das maos, poucas pessoas sabem o que é a auto-mutilaçao e menos pessoas ainda entendem. 

Antes de mais nada é importante que fique claro que essa nao é uma atividade legal, nao é apoiável e se voce fizer isso porque a Demi Lovato faz, eu nao tenho o que te falar.

É preciso ter claro também que nao existe um "perfil" de quem se machuca (por mais que muita gente saia pintando isso por ai). Pode ser que aquela menina linda, que todos babam e tem uma vida ótima, esteja cheia de cicatrizes no pulso. Assim como aquele cara que acabou de ser promovido na empresa tenha as costas marcadas por chibatadas. 

Além disso, é importante saber que nao existe uma maneira apenas de se machucar. A pessoa que se automutila pode utilizar laminas para se cortar, fogo pra se queimar, bater a cabeça em quinas de mesa, se beliscar, se arranhar, usar chicotes, arrancar os cabelos e por aí vai.. (existem TAMBÉM as autoagressoes que incluem correr demais com o carro, abusar de alcool, drogas, remédios, cigarro e sim, por aí vai de novo).


Eu por exemplo, comecei ainda bem adolescente me arranhando até sangrar e batendo a cabeça na parede. Mas só isso nao bastava. Foi aí que descobri como ter laminas e comecei a me cortar. Acidentalmente tive uma crise emocional e a primeira coisa que vi foi uma caixa de fosforos. Passei a usa-los também ascendendo e apagando vários deles na minha pele. Há tres anos nao consigo ficar mais de uma semana sem me machucar e, nos ultimos meses nao consigo ficar dois dias sem pressionar a gilete no meu pulso. Agora, por que ?




No meu caso, em específico, varia muito. Na maioria das vezes faço isso porque a dor que sinto dentro de mim é tao forte, mas tao forte, que a dor física faz com que ela pareça menor e mais aliviada. De vez em quando faço porque o vazio é tao grande que me anestesia, me deixa inerte e eu preciso sentir alguma coisa, eu simplesmente preciso sentir alguma coisa. Parece que a minha pele pede, como se ela pulsasse. E algumas outras vezes, voce faz porque simplesmente tem que ser feito, como se voce merecesse sentir dor, merecesse sofrer.

Um dos grandes problemas da automutilaçao (nao irei falar dos outros até porque sao muito obvios e a discussao seria interminavel) é que depois de um tempo voce acaba se viciando. Como se fosse uma droga. E meio que é mesmo. Entao muitas vezes voce acaba fazendo porque precisa, do mesmo jeito que voce precisa de um cigarro depois de uma xicara de café preto ou uma cerveja (no caso eu preciso desse cigarro também). Começa a ser necessario pra voce ver o sangue escorrendo. É como se voce precisasse ter marcas no seu pulso pra continuar vivendo.

Pra cada pessoa é de um jeito, alguns motivos sao mais comuns entre quem se machuca do que outros, mas nenhum deixa de ser verdade (tem um ótimo post no blog fantastico da borderline-girl.blogspot.com ). Existem muitas pessoas que experimentam, tentam saber como é, ou como eu disse alí no começo, tentam imitar alguém que faz.. okk, essas pessoas vao fazer uma ou outra vez mas nao vao entender, ou até vao, mas vao parar. Porque vai doer e nao vai fazer REAL sentido, diferente de quem realmente tem um transtorno. Por isso é importante sim saber o motivo por trás daquelas marcas. 
Até porque, toda cicatriz guarda uma historia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário