terça-feira, 4 de março de 2014

Importancia da Conversa

Tenho assistido muitos depoimentos de borders ultimamente e lido alguns relatos do dia-a-dia de alguns deles e chega a ser impressionante a diferença entre os que tem a possibilidade de contar com alguem e dos que nao tem ninguem quem os escute. 

Assim que recebi meu diagnóstico a primeira coisa que a minha psiquiatra falou e frisou foi que pra este transtorno é imprescindível ter alguém com quem possamos conversar. Segundo ela, a conversa, ou melhor a confidencia, é tao importante quando a psicoterapia e chega a ser ainda mais importante que qualquer remédio (conforme me pediram, em breve vou fazer um post sobre medicamentos e todo tratamento psiquiatrico). Imagina, é como se voce tivesse ingerido veneno, um monte de veneno, cada dia uma certa dose e, pra continuar vivendo, voce precisa fazer o que ? Tirar essa droga de veneno de dentro de voce. Agora, falar que tem que falar é fácil, dificil é falar mesmo ! Oi ?



Pois é, na hora do vamos ver, nao hora que a gente tá mal, se jogando, achando que o mundo vai acabar é praticamente impossivel falar sobre isso pra alguem. Salve os casos em que o border tem uma relaçao bacana com a terapeuta (essencial). Mas encontrar alguém, fora do consultório, que voce possa contar e se abrir é muito, muito dificil ! Primeiro porque achar alguém que nos escute de verdade, que nao julgue as nossas ideias e sentimentos mais loucos e priiiiincipalmente, nao tenho como deixar isso mais claro: QUE NAO FIQUE ARRUMANDO SOLUÇAO PRA TUDO, é irritantemente raro.

Nao bastasse isso, como eu já disse em outros posts, é tanto sentimento, tanta coisa dentro da gente, que muitas vezes recriminamos ou nao aceitamos pensar o que pensamos, que a gente simplesmente nao consegue por pra fora. Pra mim tirando a sensaçao de que meus pensamentos nao param, vira um turbilhao de ideias inexprimiveis, e o fato de que EU SEI (idiotice) que ninguém vai entenderparece que a minha voz some, trava, como se tivesse alguma coisa me puxando e impedindo minhas cordas vocais de trabalharem ahaha bizarro. E esse é um perigo gigantesco. Ontem mesmo, tentei falar, tentei por pra fora com meus pais e nao consegui, infelizmente me pareceu muito mais fácil me cortar ou me queimar do que falar sobre o que tanto dói dentro de mim. NAO PODE. A gente tem que lutar, tem que forçar, tem que querer melhorar e passar por cima.. nada vem do dia pra noite e nada vai embora de vez, mas qualquer alívio que seja faz muita diferença.

Portanto, borders, lembrem-se que é muito importante a gente ter alguem com quem possamos contar quando a gente estiver precisando, alguem pra quem possamos dizer o quanto queremos nos jogar sem que a outra pessoa ria da nossa cara ou queira se jogar junto também. Talvez um amigo de infancia que tá sempre com voce, um outro adulto que te parece confiável e sensato, seu pai, sua mae, alguem.. Pode ter certeza de que EXISTE ALGUÉM QUE VAI TE ESCUTAR. E portanto, pais, amigos e pessoas que lidam com borders, lembrem-se que nós precisamos desabafar, por mais que pareça que nao queremos, nós precisamos de vcs no nosso pé escutando o nosso coraçao e nao julgando nossa loucura.









2 comentários:

  1. é dificil nao ser julgado, baby,,, mas acredito que existem os poucos que ainda conseguem isso.

    continue lutando! obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  2. vc tá procurando pessoas erradas

    sério? logo seus pais? são sei se com vc é assim, mas a minha causa de ter borderline é justamente os pais que tenho então eles vão ser a ultima pessoa que vou chegar e contar meus segredos mais sordidos e tudo o que se passa na minha cabeçA, CORAÇÃO E ALMA..
    até porque um dos meus segredos é que eu odeio minha mãe com toda a minha alma e desejo a morte dela dia e noite

    dificil achar alguém que te ouça e não te julgue? super!! o meu maior desespero é no dia das mães e dos pais (principalmente das mães) que eu vejo aquela tanta de mensagem lindas, floridas e amadas dizendo que a mãe é a melhor pessoa do mundo a melhor amiga.... quase uma santa...
    e eu ali, sem expressar nada sobre a minha pq não posso no mundo real, no mundo perfeito do facebook, pq nem todo mundo tá preparado pra ouvir o que tenho a dizer. melhor qd a minha mãe faz ceninha na rua e eu (que não fico calada e falo mesmo) pareço um monstro de filha (foda-se o mundo, ninguém sabe o que eu vivi e o que eu tive que aturar)

    Graças a Deus que tenho amigos intimos muito perfeitos!!!! a questão é vc procurar no lugar certo, tem que ser pessoas super empaticas que se coloca no lugar do outro, que seja super mente aberta pra não te julgar mal, que seja sensivel e consiga senti o minimo do que vc tenta expressar (pq só outro border pra sentir como a gente, mas se a pessoa é compreensiva e sensivel e empatica, tenta se colocar no seu lugar e entender um pouquinho daquela confusao de sentimentos que expressamos)

    ResponderExcluir