sábado, 29 de março de 2014

Ansiedade - Os estímulos que nao percebemos

Acordei. Tranquila. Feliz normal, na quantidade certa. Tomei café, entrei no carro, liguei o radio. Veio uma musica, veio outra, veio mais uma produzidas na "mesma fábrica" (até porque hoje em dia só existem 10 musicas que tocam em todas as radios durante 24 horas do dia). Na quarta música eu já nao me aguentava. Tava agitada, feliz anormal, na quantidade errada. Já tava maquinando tudo que eu ia fazer, pensando no que eu amaria que acontecesse, totalmente teletransportada prum mundo irreal, movida pela ansiedade. 

A gente muitas vezes nao percebe, mas existem muitos estímulos de ansiedade que encontramos ao longo do dia, TODOS os dias. Tá, e que que isso tem a ver com o TPB ?

TUDO. TUDO, TUDO, TUDO, TUDO, TUDO, TUDO, TUDO, TUDO.

TUDO.

O TPB, assim como vários transtornos, é movido pela ansiedade. É como se ela fosse a espinha dorsal que desencadeasse todos os outros problemas como depressao, sindrome do panico e por aí vai. E é esse desequilibrio quimico que te coloca no limite. Eeeee a gente, border, sabe muito bem o perigo de viver nesse limite. 

As músicas da radio ( que te remetem a coisas boas, ruins ou momentos que gostariamos que acontecessem ), os lugares lotados de gente, as pessoas falando alto, a DROGA do whatsapp apitando, o instagram cheio de fotos de pessoas "se divertindo" loucamente nas baladas, programas de tv e inúmeros outros momentos podem ser desencadeadores fortes de uma severa crise de ansiedade. Crise essa que nunca para por ali. Ela pode gravemente desembocar numa crise emocional, em uma crise de cutting, de agressividade, de impulsividade e muitas outras que variam de acordo com voce. 

É só pensar no carrinho de uma montanha russa. Subiu ? subiu.. mas vai descer também.. E é esse zigue e zague, pra cima e pra baixo que mora o perigo: a existencia de um "pra cima e pra baixo" emocional e um estressor que aumenta a distancia entre um e o outro.

AH, ENTAO EU TENHO QUE FICAR EM CASA, SEM CELULAR E PARAR DE VIVER ?

Nao deveria ter que responder isso. É CLARO que nao. O que TEM que ser feito é identificar o que estimula a sua ansiedade e estar ciente disso quando acontecer, pra que, na hora que a poeira baixar ou estiver lá no alto, a sua impulsividade nao tome o "controle" e voce acabe se machucando, literalmente ou nao.




Nenhum comentário:

Postar um comentário